Baja SAE Brasil
COMPETIÇÃO BAJA SAE
A Competição Baja SAE Brasil é realizada pela SAE Brasil em parceria com a Petrobrás. É uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia os estudantes de engenharia a projetar e construir um veículo off-road.
Consiste em simular um caso real de desenvolvimento de projeto, envolvendo todas as etapas necessárias para se obter o produto final. O Projeto visa incentivar pesquisas, o trabalho em equipe, desenvolver e aplicar novas tecnologias automobilísticas e desenvolver um veículo competitivo.
Os alunos que participam do Projeto Baja SAE devem formar equipes que irão representar as Instituições de Ensino Superior ao qual estão ligados. Anualmente essas equipes são desafiadas a participarem da Competição Baja SAE. Esse evento reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL. Competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.
A competição consiste em diversas provas que são divididas da seguinte forma:
Provas Estáticas
-
Avaliação do Projeto: deve apresentar de forma clara, limpa e organizada as considerações de engenharia e os processos utilizados no desenvolvimento de cada sistema.
-
Inspeção Técnica e de Segurança: visa determinar se o veículo satisfaz os requisitos mínimos de configuração e segurança exigidos. É subdividida em duas partes, estática e dinâmica, obrigatoriamente nessa ordem.
-
Apresentação de Projetos: demonstração das análises desenvolvidas, pesquisas, inovações e considerações que levaram às soluções adotadas no veículo.
Provas Dinâmicas
-
Aceleração: nessa avaliação é medida a habilidade do veículo em transmitir potência útil na forma de aceleração.
-
Velocidade Máxima: mede a maior velocidade que o protótipo pode alcançar em 70m.
-
Tração (Pull Track): essa avaliação tem o objetivo de testar a capacidade de tração dos protótipos. Engata-se ao ponto de reboque traseiro, um dispositivo chamado “eliminador skid” (trenó), conforme o veículo se move, o lastro deste trenó deslizará progressivamente para frente. Este lastro deslizante vai gradativamente aumentando a carga a ser vencida pelo veículo. A avaliação se encerra, quando o trenó para de se movimentar.
-
Suspension and Traction: consiste em percorrer um traçado sinuoso e com obstáculos onde será testada a capacidade de manobras e tração do veículo. A classificação dessa prova definirá o grid de largada do Enduro de Resistência.
-
Enduro de Resistência: os veículos devem completar voltas em uma pista de terreno irregular, off-road, com obstáculos, em qualquer condição climática. A pontuação se baseia no número de voltas completadas no período estabelecido.